Quando o assunto é entrega de cargas, existem mercadorias que não podem ser transportadas juntamente com outras. Por isso, carecem da modalidade conhecida como transporte de carga dedicada, que tem como característica principal a exclusividade e assim, garante mais segurança e outros benefícios dentro do processo logístico, especialmente no que diz respeito às cargas sensíveis. Além disso, não é exigido a máxima lotação do veículo para que a operação ocorra, outro fator considerável, é que há possibilidade de transportar mais de um tipo de mercadoria, desde que seja do mesmo cliente e que não haja restrições nas especificações da carga. Neste sentido, é essencial que seja realizado um planejamento que vise a devida movimentação de mercadorias, bem como o seu funcionamento.
Dessa forma, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a entrega dedicada e suas principais peculiaridades. Confira:
O que é a carga dedicada?
A carga dedicada refere-se a modalidade de entrega em que a mercadoria é transportada de forma individual, ou seja, sem dividir o compartimento do veículo com outras cargas ou clientes. Sendo assim, neste contrato o cliente tem exclusividade no transporte, mesmo que ocupe somente parte do veículo. Este é um processo importante para o gerenciamento logístico, já que algumas mercadorias demandam movimentação exclusiva.
Como funciona o transporte dedicado?
De modo geral, conforme já mencionado, neste transporte a mercadoria transportada é de um único cliente, independente do seu volume. Isto significa que não há compartilhamento do espaço do veículo ou diferentes paradas durante o trajeto. Assim, a mercadoria sai diretamente do armazém para o seu destino final. O que certamente permite um atendimento personalizado de acordo com as necessidades dos clientes e também da carga.
Essa modalidade de transporte é costumeiramente utilizada para transportar cargas frágeis, perigosas ou emergenciais. Além do que, também se encaixa perfeitamente nas operações de outras mercadorias que não podem compartilhar o espaço, sendo isso determinado pela legislação do transporte de cargas no Brasil. Exemplo disso são:
- Produtos de limpeza;
- Alimentos perecíveis;
- Medicamentos; e
- Produtos químicos.
Exclusividade
A exclusividade é um dos pontos mais importantes da carga dedicada. Além do mais, é uma necessidade de alguns produtos durante seu transporte, seja por risco de avarias ou contaminações.
Só para exemplificar, produtos de limpeza não podem ser transportados junto com a carga de alimentos perecíveis. Dado que, neste caso, exige-se a exclusividade a fim de evitar possíveis contaminações.
Personalização
Com a exclusividade, abre-se espaço para a possibilidade de personalização, seja no planejamento de rotas ou do próprio veículo utilizado no transporte. Isso porque, como o transporte é utilizado apenas por determinado cliente, permite a customização da carroceria, como inserir a logo ou ainda, divulgação de determinados produtos.
Isso posto, como a operação logística é planejada especificamente para a carga transportada, proporciona maior assertividade e eficiência em todas as etapas do processo.
Agilidade
Como neste processo há apenas uma carga de um mesmo cliente, o deslocamento do meio de transporte é feito com maior rapidez. Em virtude que, não é preciso aguardar a chegada de outras mercadorias para sair do centro de distribuição e, muitas vezes, existe apenas um destinatário final.
Desse modo, após o carregamento do veículo, o transporte ocorre do centro de distribuição ou armazém diretamente para o local de entrega, sem paradas durante o percurso. Com isso, analisa-se as opções de rota na intenção de definir trajetos mais eficientes, ágeis e economicamente viáveis.
Quais veículos são usados no transporte dedicado?
O transporte dedicado realizado por meio do modal rodoviário costuma utilizar veículos como:
- carretas abertas ou fechadas;
- caminhão truck ou truckado;
- caminhão toco;
- caminhão baú;
- carroceria;
- fiorino;
- vans;
Ademais, também é utilizado para essa modalidade, o transporte aéreo de cargas e o sistema multimodal, o qual combina mais de um modal na mesma operação. Sendo que, no modal aéreo, a sua aplicação ocorre no caso de transporte de cargas emergenciais, onde a entrega é mais rápida e segura como, por exemplo, medicamentos e vacinas.
Portanto, a entrega dedicada é uma operação importante para atender demandas como produtos que não podem dividir o espaço do transporte com outros, já que isso ocasionaria na possibilidade de contaminações ou avarias. Logo, a partir da exclusividade desta operação, onde o cliente não compartilha o veículo, propicia maior segurança e agilidade.