Blog da L&N Logística

Saiba a diferença entre as cargas expressas e o transporte convencional

No processo do transporte de cargas, um produto realiza diversas etapas cruciais, até chegar ao seu envio. Devido a isso, a forma de entrega geralmente depende de alguns fatores. Sendo assim, as transportadoras costumam oferecer algumas alternativas como por exemplo, os modelos de entrega expressas e o convencional,  os quais possuem diferenças significativas em termos de velocidade, custo, serviço e tipo de mercadorias transportadas.

Dessa forma, ambas as alternativas são importantes e oferecem benefícios significativos a determinadas operações, uma vez que, eles atendem necessidades específicas, garantindo a satisfação dos clientes. 

Diante do exposto, a L&N Logística aborda a diferença entre as cargas expressas e o transporte convencional. Confira:

Cargas expressas 

A modalidade de entrega expressa é caracterizada pela alta velocidade na entrega. Geralmente, esse tipo de transporte é usado para enviar mercadorias que precisam chegar ao destino rapidamente, na maioria dos casos, no mesmo dia ou no dia seguinte.

Sendo assim, é significativamente mais caro devido à urgência e ao uso de métodos mais rápidos, além de oferecer um serviço mais especializado, incluindo rastreamento em tempo real, manuseio prioritário e suporte ao cliente 24 horas.

Logo, torna-se ideal para mercadorias que possuem urgência, como documentos importantes, peças sobressalentes críticas, medicamentos, produtos perecíveis e itens de alto valor agregado. 

Características principais

Prioridade: A carga expressa é projetada para entregar mercadorias no menor tempo possível. Sendo que, em alguns casos, as entregas são feitas no mesmo dia ou no dia seguinte.

Mais Seguro: Em geral, há casos em que ocorre um maior cuidado com a segurança das cargas expressas, incluindo embalagens mais seguras e manuseio cuidadoso a fim de evitar danos.

Serviços Personalizados: Maior flexibilidade em termos de horários de coleta e entrega, podendo atender a necessidades específicas dos clientes.

Pequenos Volumes e Produtos Sensíveis: Ideal para entregas de pequenos volumes, documentos importantes e produtos sensíveis que requerem entrega rápida.

Transporte de cargas convencional

Diferentemente do modelo expresso, o convencional é mais econômico, pois utiliza métodos de transporte menos urgentes. Isso porque, possuem prazos mais longos de entrega e as mercadorias podem levar vários dias ou semanas para chegar ao destino, dependendo da distância e do serviço contratado.

Em razão disso, esse transporte é adequado para mercadorias que não são sensíveis ao tempo, como matérias-primas, produtos acabados não perecíveis e mercadorias volumosas ou pesadas.

Além do mais, trata-se de uma operação menos flexível, quando comparado com o expresso, operando dentro dos horários comerciais padrão e com menos opções para coleta e entrega fora desses horários.

Características principais

Mais Econômico: O custo é menor, sendo uma opção mais econômica para empresas que não têm pressa na entrega.

Grandes Volumes e Mercadorias Não Urgentes: De modo geral, é mais adequado para cargas maiores e mercadorias que não são sensíveis ao tempo.

Coleta e Entrega: Pode exigir que o remetente ou o destinatário leve a carga até um ponto de coleta ou armazém.

Afinal, qual a diferença entre o transporte convencional e o expresso?

Carga Expressa: Focada na rapidez, possui prioridade sobre as demais cargas, normalmente com maior custo, rastreamento detalhado e ideal para cargas urgentes, documentos importantes, produtos sensíveis e e-commerce com compromisso de entrega rápida.

Transporte Convencional: Focado em custo-benefício, seus prazos são mais longos, porém é uma operação com menor custo e adequado para mercadorias a granel, produtos não perecíveis, e quando o custo é uma preocupação maior do que a rapidez.

Portanto, entende-se que a escolha entre a carga expressa e o transporte convencional depende das necessidades específicas do cliente ou da mercadoria, de acordo com fatores como a urgência da entrega, do orçamento disponível e da importância da segurança. 

Compartilhe:
Voltar para Blog