A distribuição de mercadorias é um processo que abrange o planejamento, a organização e bem como a execução das atividades necessárias a fim de levar mercadorias ou bens de um ponto de origem até o consumidor final ou pontos de vendas.
Neste sentido, geralmente os processos que fazem parte da logística envolvem diversas etapas como a distribuição, as quais garantem que os produtos estejam disponíveis no local certo, na quantidade adequada e no momento oportuno. Isso porque, a distribuição pode ser feita de forma direta (do produto ao consumidor final) ou indireta (a partir de intermediários como distribuidores e varejistas).
Diante do exposto, a L&N Logística apresenta dicas primordiais para a distribuição de mercadorias de forma eficiente.
Planejamento logístico
Para uma distribuição eficiente de mercadorias uma estratégia importante é elaborar um planejamento de rotas. Logo, com o uso de sistemas tecnológicos de roteirização é possível definir rotas mais rápidas e econômicas, levando em consideração fatores como o trânsito, condições de estradas e localização dos clientes, com a intenção de garantir uma entrega rápida e segura.
Além disso, por meio de práticas como a previsão de demandas, permite-se ainda, realizar um planejamento logístico eficaz, com base em dados históricos, evitando que haja excesso ou falta de estoque, especialmente em períodos de alta demanda.
Organização e armazenagem
De maneira geral, a distribuição de mercadorias depende de uma boa organização, pois quando há uma separação eficiente do estoque, de forma logística, facilita o processo conhecido como picking (separação de mercadorias). Sendo assim, normalmente os itens são organizados por categorias, volume de saída, entre outros.
Vale ressaltar que existem processos que visam minimizar o tempo de armazenamento dos itens, como é o caso do Cross-Docking, onde as mercadorias são transferidas diretamente da etapa de recebimento para a expedição.
Tecnologia
A tecnologia é uma estratégia cada vez mais utilizada nas operações logísticas. Desse modo, no processo de distribuição de mercadorias, sistemas de gestão TMS e WMS, são usados para controlar as etapas de transporte e armazéns. Com isso, garante-se benefícios como maior precisão e bem como redução de erros.
Além do mais, o monitoramento em tempo real tornou-se crucial durante toda operação, uma vez que, com a instalação de rastreadores nos veículos permite o acompanhamento das entregas em tempo real.
Satisfação do Cliente
Processos como a distribuição de mercadorias precisam atentar-se com a satisfação dos clientes. Dado que, aspectos referentes a entregas no prazo combinado, por exemplo, asseguram maior confiança do consumidor, devido a pontualidade, questão extremamente importante para eles.
Assim como, oferecer diversificação nas opções de entregas, como horários agendados ou pontos de retiradas. Sendo que, essa flexibilidade é um elemento diferencial para os consumidores.
Outra questão para aumentar a satisfação do cliente é a comunicação efetiva, pois ao informá-los sobre o status dos pedidos e possíveis atrasos, resulta em maior transparência e confiabilidade dos processos.
Controle de custos
Assim como ocorre na maioria dos processos relacionados a logística de uma mercadoria, na distribuição também é considerável o monitoramento de custos. Em virtude que, acompanhar e reduzir custos referentes a transporte, armazenagem e manuseio de mercadorias, é uma maneira de otimizar o processo.
Por isso, no que concerne a gestão de custos também deve ser considerada a gestão de fretes, com negociação de preços competitivos e avaliação constante dos gastos de frete em função de aspectos como distância e urgência de entrega.
Portanto, a distribuição eficiente de mercadorias exige estratégias que possam garantir um processo otimizado, minimizando custos e melhor atendimento aos clientes.