O transporte é parte fundamental no processo logístico para o setor de e-commerce, principalmente porque afeta diretamente a satisfação dos clientes, na eficiência operacional, além de impactar nos custos e na competitividade dos negócios. Dado isso, nesse tipo de operação há diversas etapas desde a aquisição do produto até a entrega ao consumidor final, os quais devem ser realizados de forma adequada de acordo com práticas e estratégias que tornam o transporte para o setor de e-commerce mais eficaz e seguro.
Neste contexto, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais são os processos do transporte para o setor de e-commerce. Confira!
Quais são os aspectos mais importantes para o transporte no e-commerce?
Primordialmente, otimizar a logística de transportadoras para e-commerce abrange não somente a busca por fretes econômicos. Isso porque, o preço do frete é considerado um fator crucial para a decisão de compra do consumidor final, no entanto, ele não é o único aspecto a ser considerado.
Sendo assim, o prazo de entrega e a experiência no recebimento do produto adquirido, também são primordiais para atrair, converter e bem como fidelizar clientes.
Neste sentido, de acordo com pesquisa realizada pela Capterra, divulgada pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, cerca de 73% dos consumidores esperam que o e-commerce no Brasil ofereça entregas rápidas, e 25% estão dispostos a trocar de loja conforme a velocidade de entrega.
Além disso, também indica esse fator, um estudo da Neoassist que revelou que 68% dos consumidores pagariam mais caro por uma melhor experiência com a empresa. Logo, isso contempla, por exemplo, receber a mercadoria sem avarias, com a embalagem devidamente intacta, dentro do prazo e com facilidade no rastreio.
Por essa razão, quando o assunto é transporte no e-commerce, requer atenção à 3 elementos fundamentais:
- custo do frete;
- prazo da entrega;
- experiência de recebimento.
Em razão disso, o processo do transporte para o e-commerce envolve algumas etapas importantes que se unem aos 3 elementos citados acima, para garantir a eficiência necessária desse tipo de operação. Dessa forma, entre essas etapas podemos destacar:
Recebimento de Pedido
Geralmente, o transporte para o setor de e-commerce inicia seu processo com a confirmação do pedido online. A partir disso, o sistema de gestão de pedido verifica a disponibilidade do produto no estoque, assim, o sistema de e-commerce processa a transação e gera um pedido para o armazém
Picking e Packing
Quando verificado os produtos em estoque, os mesmos são retirados (picking) dos estoques e embalados (packing) para envio. Desse modo, isso pode ser feito manualmente ou com o auxílio de sistemas automatizados.
Geração de Etiqueta de Remessa
Uma etiqueta de remessa é gerada, contendo informações importantes como endereço de entrega, número de rastreamento e detalhes referente ao remetente.
Carregamento
Os pacotes são coletados pela transportadora no centro de distribuição do e-commerce e segue para outros centros de distribuição, até que possa chegar ao seu destino.
De maneira geral, os produtos são transportados para o centro de distribuição regional e, em seguida, para o centro de distribuição local, quando necessário.
Rastreamento de Remessa e Atualizações de Status
O número de rastreamento é disponibilizado ao cliente para que ele possa monitorar o status de entrega em tempo real.
O sistema de e-commerce e o cliente recebe atualizações de status, como “em trânsito” e “entregue”.
Entrega ao Destinatário
Os pacotes são entregues ao cliente final, no endereço especificado, seja em domicílio, pontos de coleta ou centros de retirada, dependendo das opções de entrega oferecidas pela empresa.
Gestão de Devoluções e Logística reversa
Em caso de devoluções, é feito o gerenciamento da etapa referente a coleta e a gestão eficiente do retorno de produtos por meio do processo chamado de logística reversa.
Atendimento ao Cliente
Fornecer suporte ao cliente para consultas relacionadas ao transporte, rastreamento de pedidos, devoluções, dentre outros.
Portanto, vale ressaltar que cada empresa de e-commerce pode ajustar essas práticas conforme suas necessidades específicas, porém, a eficiência no transporte é essencial para a competitividade e satisfação do cliente.