Quando falamos em prazos de entrega existem vários fatores que impactam diretamente nesse processo, desde o planejamento de rotas até a gestão de manutenção das frotas. No entanto, em um primeiro momento entende-se que não há uma ligação entre esses dois fatores mencionados, mas acredite, existe. Só para exemplificar, quando os trajetos são realizados em estradas com más condições geram prejuízo na manutenção das frotas com possíveis quebras do veículo, além do aumento no consumo de combustível. Neste sentido, o que ocorre é uma influência indireta, pois um planejamento de rotas inadequado leva a possíveis atrasos na entrega.
Desse modo, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais são os principais fatores que definem o prazo de entrega. Confira:
Como funciona o gerenciamento do prazo de entrega?
Primordialmente, há alguns aspectos importantes que são levados em consideração no intuito de planejar, cumprir e adaptar o prazo de entrega. Entre os principais podemos destacar:
Lead time – Refere-se ao tempo que um produto leva para chegar ao consumidor, desde a realização do pedido;
Atendimento de pedidos – Etapa referente a quantidade de pedidos que uma empresa consegue atender dentro de um período sem afetar os prazos de entrega;
Custos do frete – Processo que verifica quantos pedidos podem ser feitos e enviados dentro de uma viagem sem aumentar os custos de frete;
Satisfação do cliente – Avaliação do retorno do cliente para realizar novas compras de acordo com o cumprimento dos seu prazo;
Planejamento de rotas – Definição do trajeto com o melhor custo-benefício, que sejam curtos, mas também oferecem as melhores condições de viagem;
Utilização dos veículos apropriados – ;Cada estrada, mercadoria e distância percorrida podem demandar diferentes necessidades em veículos e bem como sua manutenção, é sempre bom averiguar se o que está disponível no momento é a melhor escolha para a viagem (para ela ser cumprida ao invés de comprometida);
Monitoramento e assistência – Durante a movimentação da carga deve ser observado o transporte, com o uso de monitoramento a fim de evitar extravios ou demais riscos que possam ocorrer.
Práticas que ajudam a definir e cumprir o prazo de entrega
Organização dos processos logísticos: da coleta à análise de dados
Os dados são fatores cruciais para conseguir visualizar e compreender as questões que colaboram na otimização dos processos. Sendo assim, entre esses, quanto tempo leva para que o produto chegue ao estoque, quanto tempo demora no armazém e o tempo de viagem em determinados trajetos.
Além disso, avalia os diferentes custos gerados com combustível para diferentes motoristas em uma mesma rota e distância percorrida, ainda mais quando se trabalha com demandas recorrentes.
Com isso, entende-se que a coleta e análise de dados servem principalmente para entender e considerar todo o fluxo da cadeia de produção e distribuição no planejamento das operações e de prazo de entrega.
Monitoramento em tempo real
Para que consiga acompanhar o prazo de entrega e, então, analisar se irá atrasar ou cumprir é preciso contar com o monitoramento de cargas em tempo real. Isso porque, a maioria desses sistemas propiciam o envio de notificações aos clientes que aguardam uma entrega, seja para avisar que o produto está chegando ou que ocorrerá algum atraso.
Ademais, é possível alinhá-lo com o planejamento de rotas e realizar ajustes quando necessário, caso tenha algum imprevisto como via fechada, por exemplo, possibilita a mudança imediata da rota.
Dessa forma, um sistema de tecnologia em geolocalização é o mais recomendado para as operações e oportuniza a gestão de frotas otimizadas, especialmente em relação à distância, tempo e percurso da frota.
Gestão de riscos
Existem riscos imprevisíveis e que não somos capazes de saber quando exatamente irão ocorrer. Devido a isso, a melhor alternativa é realizar um planejamento com possíveis cenários. Neste sentido, a partir de uma preparação prévia, com um protocolo a ser realizado, ajuda na tomada de decisão e ações corretivas.
Portanto, nota-se que a definição do prazo de entrega tem relação direta com alguns fatores que fazem parte dos processos logísticos, além da adoção de algumas práticas que tornam essa etapa mais eficiente.