Blog da L&N Logística

Confira porque o rastreamento de cargas é importante nas operações do transporte de cargas

Nas operações do transporte de cargas existem alguns riscos que podem interferir na segurança das mercadorias e no seu prazo de entrega. Devido a isso, tem sido comum as transportadoras investirem em sistemas tecnológicos que auxiliam na gestão de risco. Exemplo disso, é o rastreamento de cargas, importante recurso para monitorar todo processo logístico de perto, além de garantir intervenção rápida no que concerne impactos inesperados, identificação de atrasos, falhas mecânicas, até mesmo possíveis roubos ou sequestros. 

Diante disso, para que possamos entender mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos porque o rastreamento de cargas é importante para as operações do transporte de cargas. Confira:

O que é rastreamento de cargas?

O rastreamento de cargas possibilita que a equipe logística e o cliente que receberá encomenda saibam o que está ocorrendo durante o transporte, onde a mercadoria se encontra e quando será entregue. 

Dessa forma, o meio mais comum de fazer essa atividade é por meio de sistemas como o dispositivo de GPS, o qual enviará em tempo real o posicionamento do veículo com a carga. 

Esse rastreio de mercadorias geralmente é acompanhado por mapas digitais, integrados a softwares de gestão da frota, diretamente do escritório da empresa.

Vale ressaltar que além do caminho percorrido, o rastreamento oferece também outras informações sobre o transporte, como a aceleração do veículo, aberturas de portas, períodos de pausa do caminhão e a jornada de trabalho do motorista.

Neste sentido, é enviado ao cliente mensagens via SMS ou por email sobre o andamento da entrega, informando quando o produto saiu para entrega, chegou à cidade de destino, a data estimada para recebê-lo, ou ainda, possibilidade de atrasos. 

Afinal, porque o rastreamento de cargas é importante?

De acordo com os dados divulgados pelo Painel de Acidentes Rodoviários, entre 2010 e 2020, foram registrados cerca de mais de 1,4 milhões nas rodovias federais do país. Sendo que esse acontecimento são por fatores diversos como falhas humanas, problemas veiculares, deficiência viária, dentre outros. 

Além disso, os roubos de cargas também são considerados de grande risco para as atividades do transporte de cargas. Segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), em 2020 houve mais de 14 mil ocorrências de roubos de cargas, com prejuízos  de 1,2 bilhão para o setor.

Por essa razão, contar com recursos que ofereçam segurança durante as viagens é a melhor alternativa, especialmente para redução de danos e prejuízos. É neste quesito que o rastreamento de cargas colabora significativamente para garantir operações mais seguras. 

Os tipos de rastreamento de cargas

Atualmente existem mecanismos tecnológicos que proporcionam o rastreamento de cargas, entre os quais podemos citar:

Radiofrequência – RFID

Identificação que ocorre por meio de sinais de rádio e permite acompanhar a movimentação da mercadoria até mesmo em locais fechados como túneis e subsolos. Esse tipo de rastreamento propicia ação em tempo real e não fica sujeito a inibidores de sinais. 

Telemetria

Sistema de monitoramento que além de rastrear a mercadoria, também proporciona acesso a informações pertinentes como frenagens bruscas e pontos de inatividade do veículo. Esse acompanhamento pode ser feito via satélite ou por rádio.

GPS

Rastreamento feito via satélite e permite acesso a informações como velocidade do veículo e a jornada de trabalho do motorista, por exemplo. Para que ele funcione corretamente é necessário instalar um receptor no veículo que irá receber os sinais e decodificar a localização. 

Vantagens do rastreamento de cargas

Esse recurso possibilita diversas vantagens tanto a curto como a longo prazo na gestão de risco do transporte de cargas. Sendo assim, entre as principais vantagens estão:

  • Mapeamento de rotas mais rápidas e seguras
  • Indicadores de sinistralidade
  • Mapeamento de riscos e ameaças
  • Processos logísticos mais rápidos 
  • Prevenção de roubos e perdas de mercadoria
  • Manutenção e segurança da frota
  • Apólices de seguro mais assertivas
  • Melhoria na imagem da empresa

Portanto, o rastreamento de cargas auxilia nas tomadas de decisões de maneira mais rápida e segura e ainda fornece base de informações cruciais para o devido acompanhamento das operações.

Compartilhe:
Voltar para Blog