Blog da L&N Logística

Saiba mais: Como melhorar a gestão dos processos logísticos

Possuir uma gestão logística bem organizada é crucial para as empresas do setor, tanto como oferecer produtos e serviços de qualidade, já que a boa conduta gerencial garante a competitividade dos negócios e agrega destaque no mercado. A partir disso, define-se a melhor forma de produzir e distribuir os serviços, além de aumentar a satisfação dos clientes, visto que alguns cuidados contribuem para o sucesso logístico.

Devido a isso, para que se obtenha um processo logístico de qualidade é preciso monitorar, fazer investimentos, parcerias e outras ações que visem a melhoria no desempenho do seu negócio, sem alterar suas próprias demandas e características. 

Neste sentido, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, confira como melhorar a gestão dos processos logísticos. Veja e saiba mais!

Porque a gestão logística é tão importante para os negócios?

O fundamento da logística é basicamente o controle completo da compra até a entrega dos pedidos dos clientes. Sendo assim, esse processo envolve armazenamento e a movimentação dos produtos desde origem, ou seja, momento em que os produtos foram solicitados até a sua entrega ao consumidor final.

Em função disso, o objetivo da gestão logística é tornar o serviço mais eficiente para organização. Pois, quando essa gestão é estruturada propicia operações mais precisas e lucrativas. Além do mais, assegura mais visibilidade sobre a movimentação de mercadorias, desde aquisição até o consumo. Mas como melhorar essa gestão? Para isso é necessário implementar algumas estratégias e ações, os quais podemos destacar:

Planejamento

O planejamento é o primeiro passo em qualquer estratégia dentro da empresa, já que proporciona o acompanhamento e análises das projeções realizadas. Desse modo, caso ocorra algo fora do previsto, facilita a rápida intervenção do problema por meio de soluções inteligentes. Mas, caso tudo esteja encaminhado corretamente e os resultados cumpram o planejamento, a empresa caminhará para ganhar cada vez mais espaço no mercado. Só para exemplificar, determine critérios do que pode ou não ser feito, como integrar as equipes, agilizar produção, identificar parceiros e inovar os processos.

Monitoramento do estoque

A administração correta do estoque garante estabilidade necessária para uma gestão logística eficiente, uma vez que o excesso de estoque de mercadorias significa investimento errado, e a falta dele impede que o fluxo de entrega ocorra normalmente. Porém, em ambos os casos o resultado é o mesmo: prejuízos.

Logo, pensando nas maneiras de evitar esse tipo de problema, é preciso, por exemplo, efetuar monitoramento adequado do estoque e garantir que todos os compromissos sejam cumpridos e os recursos direcionados devidamente. Essa ação juntamente com planejamento estratégico e uma análise da empresa e suas potencialidades, serão alcançados melhores resultados. 

Investimento em tecnologias

Investir em tecnologia é um aliado essencial para uma gestão logística. Dado que, o uso de softwares específicos possibilitam acesso rápido e seguro a dados importantes para o acompanhamento e controle de departamento e processos. Outro ponto relevante a salientar, é a otimização do tempo e a facilidade de utilizar sistemas com acesso on-line e precisão de informações. 

Unificação dos processos

Unificar os processos é fundamental para integração e simplificação das ações operacionais e outras vantagens que surgem, tais como:

  • Aumento da transparência;
  • Criação de uma cultura organizacional sólida;
  • Diminuição da variabilidade;
  • Redução de perdas.

No entanto, para que isso funcione é necessário estabelecer padrões compatíveis com as possibilidades da empresa, transmitindo-o para o time, com o objetivo de que todos se encaixem dentro da proposta. 

Indicadores de desempenho

É de extrema importância mensurar se as estratégias adotadas estão saindo conforme o esperado. Com isso, recomenda-se analisar periodicamente os resultados apontados por meio de dados obtidos pelos indicadores de desempenho. Este que também é conhecido por Key Performance Indicator (KPI), são as métricas que auxiliam nas análises técnicas e facilitam a identificação de pontos a serem melhorados, entre os quais estão:

  • Custo unitário de produção;
  • Prazo de entrega;
  • Número total de entregas;
  • Satisfação do cliente;
  • Taxa de extravio.

Gestão de transporte

Deve-se potencializar a gestão de transporte. Em razão de que esta é a fase que envolve outras etapas internas como a movimentação de insumos, os itens do estoque para linha de produção, entre outros. Por isso, faça a devida manutenção das frotas que são utilizadas para as viagens, verifique as peças, o consumo de combustível e ainda, monitore o que acontece nas estradas através do rastreamento de cargas. 

Como o cumprimento dos prazos colabora para uma gestão logística mais eficiente?

Este é um assunto imprescindível quando falamos de logística eficiente , visto que além da falta de credibilidade com os clientes quando atrasos acontecem, gera maiores gastos seja por conveniência com a mercadoria ou pela falta de controle sobre a falha.

Entende-se que o cumprimento dos prazos é um dos principais fatores de eficiência para uma boa gestão logística. Assim, evitam-se custos desnecessários que levariam até mesmo à falência dos negócios. 

Portanto, uma logística eficaz e diferenciada proporciona operações mais assertivas e otimizadas que direcionam o foco dos negócios, garantindo os melhores resultados. Desse modo, busque sempre por melhorias e inovações na gestão dos seus processos logísticos e obtenha o resultado esperado e principalmente, a satisfação dos clientes. 

Compartilhe:
Voltar para Blog